Cibersegurança – Avaliar medidas excepcionais e adotar boas práticas

No âmbito das suas competências e da política de segurança da informação, a SPMS recomendou um conjunto de medidas excecionais de cibersegurança a todas as entidades do SNS e do Ministério da Saúde, após conhecimento do ciberataque, à escala global, iniciado no dia 12 de maio.

As medidas de proteção a implementar foram publicadas na Circular Normativa Nº1, sendo agora necessário garantir que foram cumpridas, para que possa ser feita a ativação de email nas instituições. Já foi disponibilizado um questionário aos Responsáveis de Notificação Obrigatória (RNO)/Direção de Sistemas de Informação de cada instituição, que permite, de forma rápida, aferir qual o nível de adoção das recomendações, por instituição.

Neste contexto, a SPMS publicou, a 15 de maio, a Circular Normativa Nº2 com indicações que devem ser seguidas nos próximos dias, entre 17 e 19 de maio. Avaliar a concretização das medidas recomendadas é fundamental para repor em pleno e em segurança o funcionamento dos serviços de email e acessos à internet, protegendo as instituições de softwares maliciosos.

A SPMS irá disponibilizar, por instituição, o serviço de email, com base no resultado desta avaliação, tendo como prioridade a disponibilização do serviço às instituições já migradas para o EXCHANGE ONLINE.

Para além de avaliar o nível de concretização das medidas excecionais de cibersegurança, o objetivo da Circular Normativa Nº02 é recomendar às entidades e aos seus colaboradores a adoção de boas práticas no uso do email e da internet para prevenção de softwares maliciosos (malwares). Assim, sublinhamos a importância de consultar a Circular Normativa nº 2 SPMS | Medidas Excecionais de  Cibersegurança.

Informamos, ainda, que logo que o email seja reposto deverá ser utilizado o canal formal para a notificação de incidentes de segurança ecos.saude@spms.min-saude.pt e consultar a informação de alertas e segurança em http://spms.min-saude.pt/alertas-e-seguranca/

fonte :  http://spms.min-saude.pt/2017/05/ciberseguranca-avaliar-medidas-excecionais-adotar-boas-praticas/?eg_sub=946af400a7&eg_cam=a2b1da145751532fd0d51c777116dd14&eg_list=1

© 2011 Associação Novamente. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por Brandia Central. | RSS –