DISCIT – Tornar as pessoas com deficiência, cidadãos ativos

Como conseguir a Cidadania Ativa para as Pessoas com Deficiência

O Fórum Europeu para a Deficiência (EDF), em que a novamente está representada pela Dra. Vera Bonvalot, como membro da Federação Europeia de associações que apoiam as pessoas com lesão cerebral adquirida, foi um dos representantes presentes no evento que deu o pontapé de saída para o DISCIT, no passado dia 27 e 28 de Fevereiro de 2013.

Segundo Monica Menapace da Comissão Europeia – Direcção-Geral da Investigação e Inovação, “este projecto representa novas formas de satisfazer as necessidades sociais que não são adequadamente tratadas pelo mercado ou pelo setor público”.

O DISCIT visa produzir novos conhecimentos permitindo alcançar a participação plena e efetiva das pessoas com deficiência na sociedade e na economia. Ao investigar as condições sociais e políticas, para a tomada de tal participação numa realidade, o projeto adota uma compreensão multifacetada da Cidadania Ativa para esclarecer a noção de “participação plena e efetiva” na Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. Em relação ao impacto do projeto, Bjørn Hvinden, Coordenador Científico do DISCIT disse “estamos interessados ​​em consequências, não em intenções”.

DISCIT é um projeto de três anos financiado pela UE no âmbito do Sétimo Programa-Quadro de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico.

Mais informações

© 2011 Associação Novamente. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por Brandia Central. | RSS –