Governo anuncia prestação social única na área da deficiência

O Governo vai criar uma prestação social única na área da deficiência.

A secretária de Estado para a Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Nunes, disse que esta medida deve avançar durante o primeiro semestre do ano.

“Estamos empenhadamente a trabalhar para a criação, ainda durante o primeiro semestre de 2016, de uma prestação social única na área da deficiência, que possa combater a pobreza e combater a exclusão social nesta área”, referiu a governante.

A secretária de Estado também falou do trabalho que está a ser feito no que se refere a candidaturas a apoios comunitários e avançou quais os objetivos do Governo para esta área está também o da diminuição da taxa de desemprego.

Recorde-se que no que diz respeito às pessoas com deficiência a taxa de desemprego é duas vezes e meia superior à média global do país, daí que Ana Sofia Antunes refira que o Governo tem “como principal prioridade encontrar formas de abrir a comunidade empresarial, e também dando o exemplo por parte das entidades públicas, para que se possa acolher, o mais possível, pessoas com deficiência no seio do mercado de trabalho”.

Em casos em que a inclusão no mercado de trabalho não é viável, é convicção do Governo que existem “soluções no sentido de que estas pessoas possam desenvolver atividades socialmente úteis e em que lhe possam dar alguma compensação monetária”.

Fonte: Revista Plural & Singular

© 2011 Associação Novamente. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por Brandia Central. | RSS –