Levámos a Carta do Cuidador da pessoa com TCE à Assembleia da República

A NOVAMENTE, na pessoa da Dra. Vera Bonvalot (Diretora Executiva) juntamente com uma vítima de traumatismo crânio encefálico (TCE) e sua cuidadora, foram à Assembleia da República entregar a carta do cuidadora da pessoa vítima de TCE aos grupos parlamentares do Partido Social Democrata: Deputadas Dra. Isaura Pedro e Dra. Fátima Ramos e o Dr. Rui Tabosa na qualidade de Assessor parlamentar; Partido Popular: Vice presidente da Assembleia da República, Teresa Caeiro; Partido Comunista Português: Deputada Carla Cruz e o Bloco de Esquerda, deputado Jorge Falcato.

A carta contém 4 pontos essenciais: 1) o que é ser pessoa depois de um dano grave cerebral*; 2) o que é ser cuidador de pessoa com dano cerebral adquirido; 3) as principais necessidades do cuidador e 4) algumas informações sobre a Novamente na qualidade de entidade representante dos cuidadores de pessoas que sofreram um TCE.

*O dano cerebral adquirido pode ser um AVC, um traumatismo craniano, um tumor, levando ao coma e a um caminho hospitalar longo e de recuperação. Um diagnóstico totalmente aberto e ambíguo, sem certezas do fim.

O cuidador informal tem necessidades e uma percepção diferente de acordo com o seu perfil, contexto familiar e financeiro, evolução do caminho percorrido e sequelas na vitima que cuida, que podem ir desde o apoio informativo na fase aguda após o dano cerebral, interlocutor único, formação e capacitação do papel de cuidador, apoio emocional e psicológico continuo, recursos adequados, entre tantas outras necessidades.

Somos a única instituição que representa as famílias e vítimas de traumatismo crânio encefálico, mas sem apoio estatal por sermos uma resposta atípica para a Segurança Social.

A carta tem como objetivo dar a conhecer a realidade especifica destes cuidadores, diferentes de todos os outros e permitir que na implementação de direitos do cuidador este grupo seja tomado em conta.

Consulte aqui a Carta do Cuidador da Pessoa com TCE

© 2011 Associação Novamente. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por Brandia Central. | RSS –