Testemunho da Raquel Patrício no CRPG

A Raquel prestou o seu testemunho a familiares, amigos e profissionais do Centro de Reabilitação Profissional de Gaia.

O meu nome é Raquel Jorge e atualmente tenho 26 anos. Estou a frequentar este centro, porque tive um TCE em 2005 resultante de um atropelamento. Venho de Oeiras e fico cá no alojamento durante a semana. Encontro-me aqui, graças à recomendação da Associação Novamente. Vim para aqui, para puder ter um futuro ativo com autonomia. Ao longo destes meses tive várias atividades. Apreciei mais, do meu ponto de vista, o treino cognitivo, que tem exercicios que treinam as funções mentais: memória, atenção, raciocínio, etc.

As sessões terapêuticas ajudaram-me a ter mais consciência dos meus problemas e das minhas dificuldades. O meu problema central é que tenho insegurança sobre as minhas capacidades.

Esta minha situação atual cognitiva (falta de memória, desorientação espacial) está a melhorar através do uso de estratégias de compensação. Por exemplo, com o facto de eu já conseguir vir desde Lisboa, de comboio sozinha, também melhorei na gestão do dinheiro ou seja a aprender a aguentar-me sozinha.

As estratégias sugerem-me que planeie, registe e verifique as minhas anotações por exemplo, para me ver se consigo aguentar-me sozinha.

Para o futuro, espero arranjar mais tempo de formação ou estágio, que me abra a possibilidade de um emprego. Para começar a ganhar alguma estabilidade tanto económica como também social.

Raquel Patrício, sobrevivente de TCE a frequentar o Curso de Reabilitação Neuropsicológica do CRPG.

© 2011 Associação Novamente. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por Brandia Central. | RSS –