Visitas ao Mosteiro da Batalha mais inclusivas

“O Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria) tornou possível a visita ao Mosteiro da Batalha, por mais públicos, tradicionalmente excluídos. A equipa do Centro de Recursos para a Inclusão Digital da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do IPLeiria (CRID/ESECS/IPLeiria) criou um guião em braille para visitantes cegos, um guião em Língua Gestual Portuguesa (LGP) para visitantes surdos e um guião em escrita simples e linguagem pictográfica, para pessoas com dificuldades intelectuais ou baixa literacia, que permitem acompanhar as visitas a este monumento, classificado pela UNESCO como Património da Humanidade.

A iniciativa nasceu da vontade da direção do Mosteiro da Batalha, que pretendia criar um guião do Mosteiro em braille para os seus visitates cegos”, explica Célia Sousa, docente do IPLeiria e responsável pelo CRID. “Nós sugerimos que além disso se pudesse facultar um guião de visita que permitisse às pessoas cegas ter acesso aos diferentes locais na sua visita, pelo que foram desenvolvidas também imagens em relevo, tendo como base imagens reais e plantas do edifício, completadas com particularidades históricas e arquitetónicas”, adianta a docente. Este documento já está disponível no Mosteiro.

Sugerimos ainda um outro guião, em escrita mais simples e pictográfica, ou seja, as imagens e ideias são transmitidas através de desenhos, para pessoas com dificuldades intelectuais e com baixa literacia, e ainda outro documento, em língua gestual. Ambos estarão disponíveis na página web do Mosteiro, para que, por exemplo, um visitante surdo possa acompanhar em LGP, através do seu telemóvel ou tablet, a visita normal”, clarifica Célia Sousa.

Centro de Recursos para a Inclusão Digital do IPLeiria destina-se a todos os cidadãos com necessidades especiais e seus familiares, marcando a diferença a nível regional, nacional e internacional. É o único centro com estas características no País.”

Fonte: Revista Impulso Positivo

© 2011 Associação Novamente. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por Brandia Central. | RSS –