Workshop para Cuidadores de TCE’s no Porto

No dia 21 de Março, realizou-se um Workshop para cuidadores, familiares e amigos de pessoas que sofreram traumatismo crânio encefálico (TCE), no Centro de Reabilitação do Norte, em Vila Nova de Gaia.

Neste encontro, contámos com um grupo de familiares que partilharam as suas experiências pessoais e expressaram as suas principais dificuldades e receios ao assumirem um papel tão importante como é o de cuidar de pessoas com características tão específicas como as do TCE. Reconhecendo na sessão que, cada caso é um caso, mas que existem pontos em comum, esta partilha revelou ser uma mais valia para o encontro de algumas estratégias práticas de como lidar com determinadas situações.

O grande enfoque desta sessão foi o CUIDADOR! Mais do que cuidar do seu familiar com TCE, é fundamental que o próprio cuidador faça uma auto-análise de forma a perceber como se sente, quais as suas dificuldades e necessidades, em que medida todo este percurso não está a afectá-lo de tal forma que irá influenciar a sua própria saúde, o que deve e não deve fazer, tirar um tempo para si e, com tudo isto, CUIDAR de si próprio. Só com este trabalho pessoal, o cuidador conseguirá estar apto a cuidar de alguém que, pela sua dependência física, cognitiva e/ou comportamental, precisa de si, incondicionalmente.

“O que é um TCE; O impacto do TCE nos cuidadores; coloque 1º a sua máscara de oxigénio; construa uma aldeia; opte pelo perdão” foram alguns dos temas abordados neste Workshop e que pretenderam, essencialmente, fornecer informações sobre esta realidade e alertar as famílias para situações de risco a que podem estar sujeitas se não cuidarem de si próprias.

Através deste Workshop, foram lançados desafios de temas a serem abordados em futuros encontros de cuidadores.

Coordenadora: Marta Policarpo

“Cuide de si para conseguir cuidar”

© 2011 Associação Novamente. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por Brandia Central. | RSS –