Zé Maria – a Novamente surgiu me como um desafio empolgante…

A Novamente surgiu-me com um desafio empolgante: realizar alguma coisa na vida, não te deixes vencer pelo TCE, não; há muito de ti a viver.

Estou a realizar a parte prática prevista após os seis meses fortes no CRPG (Centro de Reabilitação Profissional de Gaia) no Porto e Gaia.

Dizia ‘vou encontrar um ninho/nicho onde estagiar fixe!’ e aí está ele no Centro Comunitário da Paróquia de Carcavelos: é um Sítio activo com muita gente que recebe bem e muitos projectos.

Estou lá há um mês e a adorar: quero esticar o tempo e os dias, cada dia nascem vontades e gosto em ficar a conhecer mais e melhor.

Adoro pessoas e pedi gente.

Supera as expectativas: ‘ah, querias gente? Pois bem, espera e já me dizes!’ complicado querer melhor.

Tanta gente, tanto nome, tanto olhar com energia: tanta vontade de serem melhores! Estou a adorar tudo, tanto!!!’

‘Mais um belo desafio (Gosto desta palavra!) lançado pela Novamente: ‘Que achas que escreveres uma crónica mensal para a newsletter, facebook e site da Novamente? O que achas?’

A escrita sempre foi um gosto meu (e com o TCE e perca da capacidade de articular – digo vogais de forma harmoniosa – ganhou importância embora cada vez menor) e o CCPC (O Centro Comunitário e Paroquial de Carcavelos) deve ser contado: ‘desafio aceite, acho uma proposta gira e ao escrever estou a pensar no que faço…’.

O CCPC merece ser conhecido e vivido e celebrado pelo bom trabalho lá feito: criam comunidade! Criou-se uma rotina boa de entrar naquele espaço e ajudar a ajudar, e podem desconfiar (também desconfiaria se me falassem assim de um sítio) mas tenho feito uma entrada num admirável mundo novo com sorrisos e olhares cativantes: esqueçam a associação de trabalho a maçada e ‘a evitar’, ali trabalha-se com vontade e gosto.

O que faço? Estou lá há um mês e depois do pânico inicial ‘como vou conseguir decorar tanto nome diferente!?’ já me sinto entrar num espaço meu conhecido. Tenho assistido ao trabalho (dedicado) cuidadoso das cinco pessoas do gabinete onde realizo o meu estágio; acompanhado o funcionamento com a população mais idosa assistida pelo CCPC e reuniões da direcção de uma associação; inserido nomes e quantidades de medicamentos em stock num computador; tenho aprendido todos os dias imenso…

Ao fim de um mês estou deslumbrado, tem sido bom e forte!

Que seja a primeira de muitas crónicas!!!

Zé Maria

© 2011 Associação Novamente. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por Brandia Central. | RSS –