ACTI-VET

Seguindo a recomendação da Estratégia Europeia para a Deficiência 2010-20, o projeto ACTI – VET visa apoiar a inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho através do desenvolvimento de ferramentas específicas para os profissionais que estão encarregues da implementação de programas de WBL (aprendizagem baseada no trabalho) para pessoas com deficiência.

O ACTI – VET constitui uma estratégia para garantir um maior acesso das pessoas com deficiência ao emprego, graças ao desenvolvimento de jornadas educativas e formativas feitas à medida, e que respondem diretamente às suas necessidades e expectativas específicas.

O projeto tem como objetivo desenvolver os seguintes resultados:

  • ACTI(n)VATE – Entra em ação e desenvolve o teu trabalho EFP Um recurso multimédia que fornece uma visão transnacional sobre a situação de programas WBL para indivíduos com deficiência nos países parceiros.

  • MY COACH – Desenvolvimento de programas de investigação e currículos para tutores/mentores de inclusão em contexto de empresas Um programa de formação para tutores/mentores internos que trabalham com formandos/estagiários com diversos tipos de deficiência

  • PARTICIPACTION – Um programa de formação piloto, que envolve 60 instrutores e 120 utilizadores finais em todo o consórcio

  • ACTIONBOOK – Um manual que inclui diretrizes para o reconhecimento e validação da aprendizagem informal e não-formal adquirida no âmbito de esquemas de WBL por pessoas com deficiência.

O projeto é implementado por uma parceria transnacional composta por 9 parceiros de 6 países da UE (Bélgica, Itália, Espanha, Portugal, Bulgária e Polónia).

O consórcio do projeto reúne organizações com experiência de alto nível na gestão e implementação de projetos da UE no setor de EFP (ensino e formação profissionais), assim como organizações de EFP com uma longa experiência na oferta de cursos de formação e aconselhamento profissional para pessoas com deficiência.

Leia as newsletters:

 

Visite aqui o website oficial em português